quinta-feira, 20 de março de 2014

HOSPITAL DA GENTE NO ESPAÇO CLARIÔ 2014.

E o grupo CLARIÔ DE TEATRO, em celebração ao PRÊMIO GOVERNADOR DO ESTADO, faz três apresentações do premiado espetáculo HOSPITAL DA GENTE, de MARCELINO FREIRE, no ESPAÇO CLARIÔ!

O GRUPO CLARIÔ DE TEATRO é um coletivo de arte resistente que busca, através da cena e da troca com outros coletivos, discutir a arte produzida PELA periferia, NA periferia e PARA a periferia.
É um grupo marcado pela teimosia, que desde 2002 segue com o objetivo de produzir e pensar o teatro  e música nas bordas da metrópole. Seu trabalho se concentra em Taboão da Serra, cidade/dormitório, periferia da região metropolitana do Estado de São Paulo, onde se localiza o Espaço Clariô, sede mantida pelo grupo desde 2005, local de formação e produção de pensamento junto à comunidade. E hoje, pólo cultural de referência, recentemente premiado, na categoria INCLUSÃO CULTURAL pelo PRÊMIO GOVERNADOR DO ESTADO.
Suas montagens tentam traduzir e questionar as inquietações políticas e artísticas do coletivo, que mescladas a sua condição, precária, propõem um caminho de estética própria, típica da periferia. 

O encontro com o escritor Marcelino Freire, cuja acidez dos contos funde-se com o espaço e a realidade local, fez com que as idéias do grupo ganhassem voz e, em fevereiro de 2008 entra em cartaz o espetáculo HOSPITAL DA GENTE, considerado uns dos espetáculos que marcaram 2008 no Brasil e que fez do GRUPO CLARIÔ o mais premiado do Estado de São Paulo pelo 1º PRÊMIO COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO.

Venha cedo!*
*Somente 50 lugares
SINOPSE:
Catadas dos cantos/contos de Marcelino Freire, trabalhadoras do Brasil abrem as portas dos seus barracos para revelarem e discutirem suas condições. Sem drama!
Não há o Drama.
Seis atrizes interpretam 12 contos retirados dos livros "Angu de Sangue", "Balé Ralé", "Contos Negreiros", "Racif"e outros ainda inéditos de Marcelino. Contam e cantam o cotidiano de mulheres marginalizadas, das periferias brasileiras, numa quase tribuna popular, com cenas fortes, interativas, marcantes e bem humoradas.


"O que você faz com a fome, tem remédio?" "Minhas asas quem mandou cortar?" "Capim sabe ler? Hein?" "Sou puta ou não sou puta?" "Repartir seu quarto?" Pergunta?  "Cadê meus dentes." "Tem esforço mais esforço do que o meu esforço?" "Ta me ouvindo bem?" "Já viu amor entre porco? Entre sapo? Entre pombo? Aí diz que o pombo é bonito porque o pombo se empomba, porque o pombo corre atrás da pomba, bom é pombo assado e pronto!"
"O moço ta servido? A moça?".

FICHA TÉCNICA 
Autor: Marcelino Freire
Direção : Mario Pazini
Elenco:
Maira Galvão, Martinha Soares, Naloana Lima, Naruna Costa, Adriana Miranda, e Paloma Oliveira
Atriz convidada: Flávia D'álima
Cenografia: Alexandre Souza (João)
Cenotécnico e Contra-regra: Washington Gabriel
Iluminação: Will Damas
Música (composição e direção musical): Naruna Costa
Música Beradêro: Chico César
Sonoplastia—Radio Eita Pôxa FM?: Renato Nascimento
Figurinos: Grupo Clariô de Teatro
Assessoria de Figurinos : Leandro Benites
Adereços: Martinha Soares e Naruna Costa
Técnico palco: Alexandre Souza
Contos (por ordem de entrada): Nação Zumbi; Trabalha-dores do Brasil, Balé, Muribeca, Totonha, Phoder, Vaniclélia, Darluz, Amor Cristão, Socorrinho, Da Paz e Favela Fênix.
Contos extraídos das obras: Angu de Sangue, Balé Ralé, Contos Negreiros, Rascif e alguns ainda inéditos.

HOSPITAL DA GENTE 
DIAS 04,05 e 06 de abril de 2014
ESPAÇO CLARIÔ
Rua Santa Luzia, 96 | vila Santa Luzia | Taboão da Serra-SP
11 47018401 - grupoclario@uol.com.br